A Tecnolog está sempre em busca da inovação e de caminhos viáveis para tornar o mundo um lugar melhor. Mas sabemos que para alcançar esse propósito, devemos começar por nós mesmos. Recentemente, adotamos a frota elétrica, viabilizando a diminuição da pegada de carbono. Mas não podemos parar por aí! Como empresa, assumimos o compromisso com o bem-estar do planeta e acompanhamos, ansiosos, todas as novidades do setor que tragam possibilidades de investimento para o mercado logístico.
Celebramos um marco significativo: o lançamento do primeiro caminhão movido a Gás Natural Liquefeito (GNL) no Brasil. Este evento não só representa um avanço para o setor de transporte, mas também destaca a importância da inovação sustentável no mercado logístico.
Nossa jornada em busca de soluções sustentáveis começou com a adoção de uma frota elétrica, uma ação importante para reduzir nossa pegada de carbono. No entanto, nosso compromisso com a sustentabilidade vai além. Estamos constantemente explorando novas tecnologias e oportunidades que possam transformar o setor logístico e contribuir para um planeta mais saudável.
O primeiro caminhão a GNL no Brasil
O Brasil agora conta com seu primeiro caminhão movido a GNL, um veículo de 460 CV 6×2. Este caminhão oferece uma redução de até 28% nas emissões de CO₂ em comparação com veículos a óleo diesel e serve como uma ponte para futuras alternativas de combustíveis renováveis, como biomassa e hidrogênio, por exemplo.
O Governo Federal tem priorizado a busca por alternativas de transporte mais sustentáveis e com menor emissão de CO₂. A demonstração do caminhão contou com a presença de autoridades como o secretário executivo George Santoro, o secretário Nacional de Trânsito Adrualdo Catão, representantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, entre outros.
Mudança regulatória e seus efeitos
Para acomodar os novos caminhões a GNL, que exigem tanques maiores, a GNL-Brasil solicitou ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma alteração na legislação. Em agosto de 2023, foi pedido o aumento do comprimento permitido de caminhão-trator com semirreboque de 18,6 metros para 19,3 metros.
Em 3 de abril de 2024, o Contran aprovou a Resolução nº 1.005, que autoriza a circulação de veículos articulados com comprimento máximo de 19,3 metros. Essa mudança permitiu um aumento de 7,14% no volume de carga transportada por veículo, resultando em uma redução de até 7,4% na quantidade de veículos nas rodovias. Menos veículos em circulação contribuem para a redução das emissões de CO₂ e não afetam a estrutura viária, promovendo assim um transporte mais sustentável e eficiente.
Entendendo o Gás Natural Liquefeito (GNL)
O Gás Natural Liquefeito é produzido pelo resfriamento do gás natural a aproximadamente 160 °C. Esse processo reduz seu volume em cerca de 600 vezes, permitindo o armazenamento e transporte eficientes para longas distâncias. Com um tanque de GNL, o caminhão pode percorrer cerca de 1.200 quilômetros, em comparação com a autonomia de 300 quilômetros oferecida pelos tanques de Gás Natural Veicular (GNV).
Veículos Elétricos vs. Veículos a GNL
Fonte de energia e funcionamento
- Veículos Elétricos: utilizam eletricidade armazenada em baterias. O movimento é gerado por motores elétricos, e a recarga é feita em estações específicas.
- Veículos a GNL: usam gás natural liquefeito armazenado em tanques criogênicos. O GNL é convertido em gás no motor e queimado para gerar energia, semelhante aos motores a gasolina ou diesel.
Impactos ambientais
- Veículos Elétricos: não emitem poluentes diretamente. O impacto ambiental depende da fonte da eletricidade utilizada para a recarga.
- Veículos a GNL: emitem menos CO₂ e poluentes comparados a motores a gasolina ou diesel, mas ainda há emissões. O impacto depende da eficiência do motor e do processo de extração e liquefação do gás natural.
Eficiência energética
- Veículos Elétricos: mais eficientes na conversão de eletricidade em movimento. Oferecem aceleração e desempenho superiores devido ao torque instantâneo dos motores elétricos.
- Veículos a GNL: menos eficientes que veículos elétricos, mas mais eficientes que motores a gasolina e diesel em termos de consumo de energia e emissões.
Infraestrutura e custo
- Veículos Elétricos: requerem estações de carregamento, cuja disponibilidade está aumentando, mas pode ser limitada em algumas áreas. O custo inicial é mais alto, mas os custos operacionais são menores.
- Veículos a GNL: precisam de pontos de abastecimento específicos, menos comuns que postos de gasolina. O custo do GNL pode ser menor que o da gasolina ou diesel, embora a conversão de veículos possa ser cara.
Vida útil e manutenção
- Veículos Elétricos: as baterias têm vida útil limitada e a manutenção pode ser mais cara, embora menos frequente.
- Veículos a GNL: têm manutenção similar aos motores a gasolina/diesel, mas a queima mais limpa pode resultar em menor desgaste.
Cada tipo de veículo apresenta suas próprias vantagens e desafios. Enquanto veículos elétricos são mais eficientes e têm menores impactos ambientais diretos, os veículos a GNL oferecem uma alternativa mais limpa comparada aos combustíveis fósseis tradicionais. A escolha entre essas tecnologias depende de fatores como infraestrutura disponível, custo e preocupações ambientais.
A frota elétrica da Tecnolog
Adaptar-se às novas exigências do mercado é crucial não apenas para obter resultados econômicos, mas também para estabelecer parcerias sólidas e atender às novas demandas globais. A renovação da frota da Tecnolog é apenas o começo de uma série de iniciativas que já estão em andamento. A resposta positiva do mercado e de nossos parceiros confirma que estamos no caminho certo.
Estamos empolgados com as oportunidades que essas inovações trazem e continuaremos a buscar soluções que promovam um transporte mais sustentável e eficiente.
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