Entenda mais sobre essa estratégia e como ela pode beneficiar a sua empresa.
O ESG na logística é um tema que vem sendo muito discutido ultimamente por diversos profissionais da área. Isso porque os impactos positivos que a cultura ESG oferece são uma importante crescente nas estratégias das empresas, pois ela permite a criação de uma logística sustentável.
Assim, as preocupações com o meio ambiente e com os consumidores exigem cuidados especiais com a comunidade. Por isso, é importante entender como funciona essa estratégia e as maneiras de aplicá-las nos seus serviços de logísticas para tornar sua logística sustentável e lucrativa.
O que é o ESG na logística?
A sigla ESG ou “Environmetal, Social and Governance”, que na tradução é “Ambiental, Social e Governança”, são as palavras que trazem uma nova tendência para as empresas. Essas siglas consistem em uma estratégia organizacional que visa oferecer um conjunto de boas práticas para serem seguidas.
Ambiental: todos os aspectos relacionados ao meio ambiente, como o racionamento de água, redução de emissão de carbono na atmosfera e eficiência energética.
Social: tudo relacionado às questões trabalhistas, diversidade no ambiente de trabalho e a segurança das operações.
Governança: tudo referente à ética e transparência das operações de trabalho, visando evitar a corrupção na empresa.
Sendo assim, essas práticas buscam atender os principais interesses dos acionistas da empresa que desejam ter segurança e um retorno financeiro nos investimentos. Com base nos três princípios, é possível obter a otimização de processos e a confiança dos clientes, priorizando a responsabilidade ambiental nas operações e nos produtos ou serviços prestados.
Benefícios do ESG na logística
Em uma cadeia de suprimentos mais sustentável, além de transmitir mais responsabilidade para os seus clientes, essa estratégia também torna o seu negócio mais competitivo. Isso porque essa atitude mostra o potencial de crescimento das operações de forma escalável e sustentável. Confira alguns dos principais benefícios.
Redução de gastos
Uma gestão eficiente permite reduzir os custos e fazer um melhor uso dos recursos das operações. Assim, é possível economizar com água, energia, papel, combustível e muito mais, além de beneficiar o meio ambiente também.
Maior produtividade e otimização de processos
Essa estratégia permite otimizar o fluxo logístico, tanto administrativo quanto operacional, sobre as tarefas que demandam mais tempo de execução. Assim, é possível ter mais produtividade em todos os processos da operação.
Fortalecimento de relações
Ao implementar o ESG, você demonstra aos parceiros e investidores seu compromisso de maneira transparente. Dessa forma, eles vão enxergar que você se preocupa com as boas práticas e tem retorno do capital investido, gerenciando melhor os seus riscos.
Diferencial competitivo
Atualmente, as empresas são constantemente observadas por uma sociedade crítica e organizada, com desejo de mudanças e preocupada com as causas sociais. Sendo assim, o seu envolvimento em causas sociais e ambientais com as práticas e ESG refletem diretamente na imagem da empresa e no valor de mercado, sendo um importante diferencial competitivo.
Como aplicar o ESG na logística?
Para se destacar utilizando as estratégias de ESG, é preciso que as práticas sejam utilizadas de maneira contínua. Dessa forma, traçar metas e objetivos, sem realizar ações isoladas é a melhor maneira de aplicar essas ações.
Com isso, é possível mapear e documentar todas as suas ações para realizar um planejamento estratégico, que te auxilie a contemplar as mudanças na cadeia, reforçando os valores ESG.
Entretanto, para essa ação ser um sucesso, contar com uma empresa de transporte que auxilie as suas ações e também aplique as técnicas de ESG é fundamental. Por isso, você deve contar com a Tecnolog. Somos referência no transporte de cargas, trabalhamos com serviço multimodal e auxiliamos o seu negócio a chegar até o cliente.
Conheça mais sobre nós e como podemos te auxiliar, clique aqui e entre em contato conosco.